O retinol é um derivado da vitamina A com efeito esfoliante, que ajuda a estimular a renovação celular. Amplamente utilizado na dermatologia, é um excelente aliado para todos os tipos de pele, promovendo uma aparência visivelmente mais suave e uniforme.
Reduz as rugas e linhas finas
Melhora a textura da pele
Atenua as manchas
Controla a oleosidade
Previne o aparecimento de imperfeições
Qual a percentagem recomendada?
A percentagem de retinol em cosméticos varia normalmente entre 0,1% e 1%, dependendo da finalidade do produto. Para além disso, podem ainda ser encontrados derivados - ésteres de retinol - como o palmitato de retinilo, que ainda que possam apresentar concentrações mais elevadas, são menos potentes e, por isso, mais facilmente tolerados pela pele.
Posso utilizar de manhã e à noite?
Não existem evidências de que o retinol torne a pele mais sensível ao sol. Contudo, se a tua pele estiver mais irritada ou sensível devido à utilização deste ingrediente, uma exposição solar prolongada pode agravar o seu estado.
Além disso, o retinol é oxidado com a exposição à luz e, por isso, deve ser aplicado sempre à noite.
É seguro utilizar o retinol durante todo o ano?
Sim, podes utilizar o retinol durante todas as estações! Contudo, no verão, este ingrediente poderá deixar a tua pele mais sensível. Assim, aconselhamos que utilizes apenas na rotina da noite e que apliques protetor solar todas as manhãs.
Quais são os efeitos negativos da utilização do retinol?
Ainda que tenha imensos benefícios e utilizações, quando se inicia a utilização de produtos com retinol, a pele pode apresentar algum desconforto, vermelhidão e irritação. Assim sendo, é muito importante que introduzas este ingrediente na tua rotina, de forma lenta e gradual.
Quando devo começar a utilizar retinol?
Ainda que seja muitas vezes associado a rotinas de pele madura ou envelhecida, a verdade é que o retinol e derivados podem ser úteis desde cedo. A partir das primeiras imperfeições relacionadas com acne até à idade adulta, os efeitos preventivos e corretores do retinol são sempre vantajosos para a pele.
Tenho a pele sensível, posso usar produtos com retinol?
Mais uma vez, é uma questão de teste e de adaptação de percentagens de acordo com a tolerância da pele. Geralmente, produtos com baixa percentagem de retinol ou derivados são tolerados mesmo na pele mais sensível. Contudo, é importante referir que a sua utilização não é aconselhável, por precaução, durante a gravidez.