O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA), aquele tão famoso grupo de ingredientes solúveis em óleo. Por isso, é um excelente aliado para todos os tipos de pele, mas principalmente para a pele oleosa, irregular e com tendência acneica visto que:
Elimina as células mortas
Promove uma esfoliação suave
Diminui a oleosidade da pele
Reduz a propagação de fungos e bactérias
Melhora a renovação celular
Qual a percentagem recomendada?
A percentagem de ácido salicílico pode variar entre os 0.5 e os 2% (até 3% para produtos capilares). Claro que, quanto maior for a percentagem do produto, maiores serão os seus resultados. Contudo, como a capacidade esfoliante também aumenta de acordo com a percentagem, é necessário perceber a tolerância de cada pele.
Posso utilizar de manhã e à noite?
Sim, o ácido salicílico pode ser utilizado tanto de manhã como à noite. Contudo, (tal como em todas as rotinas!), é importante combinar o uso deste ingrediente com a proteção solar.
É seguro utilizar o ácido salicílico durante todo o ano?
Sim, podes utilizar o ácido salicílico durante todas as estações mas, no verão, este ingrediente poderá deixar a tua pele mais sensível aos raios solares e, por isso, aconselhamos a utilizá-lo apenas na rotina de noite.
Em que produtos encontro ácido salicílico para incluir na minha rotina?
Dependendo do teu objetivo, da textura que mais gostas ou dos ingredientes que queres combinar, a verdade é que podes incluir o ácido salicílico de várias formas na tua rotina. Desde produtos de limpeza, séruns, a cremes e/ou géis, há imensas opções!
Devo evitar usar com algum ingrediente?
Ainda que tenha imensos benefícios e utilizações, o ácido salicílico deve ser utilizado com cuidado em combinação com outros ingredientes, principalmente outros esfoliantes químicos como o retinol, por exemplo.
O ácido salicílico pode ser usado no corpo?
Sim! O ácido salicílico é muitas vezes utilizado para ajudar no acne, tanto no rosto como no corpo. Contudo, sendo um ingrediente muito versátil, a sua capacidade esfoliante é também relevante em situações de pele irregular, áspera, na psoríase e até mesmo no couro cabeludo para combater a caspa!
Tenho a pele sensível, posso usar produtos com ácido salicílico?
Neste caso é tudo uma questão de teste e de adaptação de percentagens de acordo com a tolerância da pele. Geralmente, produtos com baixa percentagem de ácido salicílico são tolerados mesmo na pele mais sensível. Contudo há também pessoas com pele sensível que utilizam altas concentrações deste ingrediente sem qualquer sensação de irritação!